Descubra o que é SERP, e a sua importância para o SEO do seu site!

Quem trabalha com conteúdo e SEO, com certeza já sabe o que essa sigla significa, mas se você ainda...

Quem trabalha com conteúdo e SEO, com certeza já sabe o que essa sigla significa, mas se você ainda não conhece a SERP – Search Engine Results Page, a gente vai te contar tudo sobre!  

Search Engine Results Page ou Página de Resultados

A SERP ou a “página de resultados”, nada mais é do que a lista de sites e conteúdos que os buscadores como Google, Yahoo, Bing entre outros, mostram quando o usuário procura uma frase com a palavra-chave da busca.

 

Quando falamos ou citamos técnicas e boas práticas de SEO, todas são feitas para auxiliar na experiência do usuário dentro e fora do site, mas principalmente para ranquear melhor na SERP, ou seja, aparecer entre os primeiros na lista no momento da busca do usuário.

 

E existem duas formas para garantir que você será o primeiro nos resultados de busca do Google ou outros buscadores. Por meio de anúncios, em que você pode destacar seu site e as páginas importantes dele, ou exercer boas práticas de SEO por um período contínuo de tempo.

Qual a importância de aparecer entre os primeiros na SERP?

Aparecer entre os primeiros e pelo menos na primeira página do Google, é um objeto de consumo para quem trabalha com marketing de conteúdo. Isso acontece porque são poucas as vezes em que o usuário vai até a segunda página em diante para buscar respostas.

 

Por exemplo, se você está à procura de um restaurante para almoçar, você com quase toda a certeza, vai permanecer na primeira página do Google. A necessidade é imediata, e a resposta precisa ser rápida, fácil, simples e que te auxilie em um momento específico. Presente na primeira página de pesquisa. 

 

E para estar entre os primeiros lugares na SERP de forma orgânica, ou seja, sem pagar, o mínimo que você precisa fazer é seguir e aplicar as boas práticas de SEO.

 

Nós já falamos um pouco sobre elas aqui no blog, mas dessa vez vamos citar algumas personalizações sobre como você pode otimizar a sua página para aparecer de forma otimizada na SERP.

 

Otimize as suas páginas para a SERP

  1. Definir a palavra-chave: a palavra-chave principal será o norte para a sua comunicação online. Ela deve estar no corpo do texto de forma orgânica, e precisa estar em destaque no título, meta descrição e slug dos conteúdos do seu site.

    É importante que ela seja utilizada de forma intuitiva e não repetida inúmeras vezes apenas para os buscadores entenderem do que aquele assunto se trata. 


Hoje, o Google, assim como outros mecanismos de busca, consegue entender quando o texto não tem profundidade em conteúdo e quando ele tem. Por isso, utilize a palavra-chave com inteligência.

 

  1. Títulos atrativos: pensando na sua palavra-chave escolhida e no seu tema principal, crie títulos que resumem o que o seu texto trata de uma forma atrativa. Por exemplo:

    “Descubra o que é SERP, e a sua importância para o SEO do seu site!”

Esse título possui 66 caracteres e um total de 15 palavras. Essa é a quantidade ideal para aparecer na SERP. Além de ter uma palavra chamando o usuário para a ação entre as primeiras palavras do título “descubra”. 

 

O usuário não presta atenção em todas as palavras do título, apenas nas três primeiras e nas duas últimas em média. Então certifique-se de ter um título com a palavra-chave escolhida, com uma palavra de ação e um conteúdo de interesse.

 

  1. Otimização de URL’s ou slug: as URL’s podem não parecer um aspecto importante quando falamos em SEO, mas elas são sim! Tanto para uma identificação mais fácil por parte do usuário de como encontrar a página, quanto para o Google que também lê as informações na URL.

 

  1. Meta Descrição ou Meta Description: a meta descrição é o pedaço do texto em que você pode introduzir o usuário para o tema do seu site ou conteúdo. Ela deve conter a palavra-chave, uma chamada de ação para o usuário e uma pequena intro do que se trata. Por exemplo:
  2. Link Building – utilização de links: a estratégia de link building tem como objetivo principal, auxiliar na reputação do seu site como um todo.

    Entende-se que um site que possui inúmeros outros sites indicando e enviando usuários para as suas próprias páginas, seja um site confiável e com informações úteis. Esse é mais um dos fatores relevantes para o ranqueamento do site no Google.

    Agora, se você está começando e ainda não tem uma gama de conteúdos grandes indicando para o seu próprio site, mantenha os usuários dentro de suas páginas o máximo de tempo possível. Utilize os hiperlinks para indicar conteúdos próprios. Assim você aumenta o tempo de permanência do usuário dentro de suas páginas e de quebra já consegue melhorar a sua reputação com o senhor Google.

 

Existem inúmeras outras técnicas para se aprofundar e conquistar um lugar entre os primeiros resultados na SERP. Mas esse é um trabalho que leva tempo e muito esforço. Continue produzindo conteúdo, realizando estratégias online com mídia paga e orgânica que o seu site só tem chances de crescer, ranquear melhor e aumentar o Brand Awareness da sua marca.

 

 

Escrito por:

Sarah Queiroz

Equipe de Conteúdo

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