Tendências do Marketing Digital para 2022

Nós separamos 3 estratégias que podem fazer a diferença no seu marketing digital esse ano. Pegue papel e caneta,...

A pandemia modificou diversos hábitos na sociedade atual. Uma área que vem ganhando bastante destaque é o marketing digital. 

Isso vem ocorrendo porque grande parte da sociedade passou a ter diversas restrições de locomoção, fazendo com que o comércio investisse de maneira intensa na sua comunicação para realizar as vendas através da internet. Segundo o portal E-Commerce Brasil, nos primeiros meses de 2021, o comércio eletrônico no país faturou mais de R$ 30 bilhões, representando um aumento de 57% em comparação ao mesmo período de 2020.

Além dos sites de e-commerce, as vendas pelas redes sociais, como Facebook e Instagram, além do WhatsApp, foram ferramentas consolidadas como estratégia de marketing nos últimos dois anos. Mesmo essa estratégia não sendo uma novidade, as empresas aproveitaram o cenário atual, alinhado ao alto número de usuários de redes sociais no Brasil. De acordo com o site CupomValido.com.br, são mais de 150 milhões de brasileiros ativos nas redes, com uma média diária de uso de 3 horas e 42 min. 

Agora você deve estar pensando: o que posso fazer para inovar em 2022? Nós separamos 3 estratégias que podem fazer a diferença no seu marketing digital esse ano. Pegue papel e caneta, e bora anotar as dicas da X:

Tiktok e a importância dos vídeos

Se antes nós tínhamos as empresas do Zuckerberg dominando as plataformas de interação social, em 2021 nós vimos um fenômeno chamado TikTok. Com seus vídeos curtos, e influencers empenhados em viralizar com desafios e danças, o app Chinês lançou tendência e agora seus concorrentes estão correndo atrás. O Instagram por exemplo já está investindo de forma pesada no Reels, dando prioridade na divulgação dos conteúdos em vídeo ao invés das imagens estáticas.

Agora que o TikTok permite anúncios patrocinados, as empresas que querem ganhar visibilidade vão ter que prestar mais atenção no desenvolvimento deste tipo de conteúdo mais descontraído e dinâmico, se encaixando na linguagem adequada sem esquecer de atingir o seu público-alvo.

Conteúdo vende

A produção de conteúdo sempre foi algo recomendado. Não por acaso as redes sociais cresceram utilizando essa estratégia nos últimos anos. Porém estamos chegando em 2022 com uma necessidade de conteúdos mais ricos e menos genéricos. Como vivemos uma onda de fake news, cada vez mais pessoas buscam informações de quem tem autoridade no assunto. Por isso as empresas devem olhar com mais atenção para a produção de artigos que possam sanar problemas do público ligado ao seu produto ou serviço.

Uma dica é montar um blog para a publicação desses textos e materiais ricos dentro do próprio site e utilizar as redes sociais para fisgar o público-alvo. Além de influenciar no SEO do site, vai aproximar o público através do conteúdo, aumentando as probabilidades de conversão de clientes.

Automação de marketing

Em 2022, 70% de todas as interações com clientes vão envolver chatbots, machine learning e mensagens pelo celular. Pelo menos essa é a aposta da revista Forbes para este ano. Isso quer dizer que o aumento da interação de potenciais clientes com um robô digital vai aumentar cada vez mais. A necessidade de uma maior velocidade nas respostas entre cliente e empresa é o que está influenciando nisso.

Outro sistema de automação que tende a ficar mais em evidência é o disparar emails de acordo com a segmentação de clientes. Essa ação é conhecida nas estratégias de inbound marketing e a tendência é se firmar em 2022.

Portanto pesquise as ferramentas que se encaixam na sua estratégia de marketing para poder aplicar nos seus meios de comunicação.

É HORA DE DECOLAR!

Para você ter sucesso em seu negócio em 2022, você deve planejar cada detalhe com atenção, só assim será capaz de atingir o seu objetivo.

Pensando nisso, nós da Jobs X preparamos um conteúdo exclusivo para você. Nós desenvolvemos um eBook com as principais tendências do marketing digital para 2022. Ele está disponível de forma gratuita para download.

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Escrito por:

Gustavo Heinzen

Equipe de Conteúdo

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